segunda-feira, 4 de maio de 2026

Antes de tudo, O QUE É STEAM?

Mesmo à distância, estou acompanhando o PBL 8 que traz como tema o uso de softwares no ensino STEAM. Confesso que esse termo ainda era uma novidade para mim. Diante da ausência na aula presencial, momento em que perdi as discussões e reflexões do grupo, decidi, antes mesmo da leitura dos textos, buscar compreender melhor o tema por meio de outros recursos.

Assim, assisti a uma palestra do X Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais, ministrada pelo professor Dennys Leite Maia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O vídeo trouxe maior clareza sobre o que é o STEAM, uma sigla que reúne Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Por meio de explicações acessíveis e recursos visuais, o professor relaciona cada uma dessas áreas a práticas vivenciadas pelos estudantes: o método científico, quando investigam e experimentam; o desenvolvimento de artefatos, quando inovam e constroem; o uso de protótipos, ao projetarem e planejarem soluções; o design e a criatividade, ao imaginarem e criarem; e a linguagem, ao formularem ideias, resolverem problemas e comunicarem suas descobertas.

Compreendi também algumas características importantes dessa abordagem. O STEAM se baseia em metodologias ativas, com destaque para a Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo uma perspectiva interdisciplinar que rompe com as barreiras entre as disciplinas. Além disso, valoriza o protagonismo e a colaboração dos estudantes, que deixam de ser apenas usuários de tecnologia para se tornarem produtores. Os problemas trabalhados partem do mundo real, do cotidiano dos alunos, o que favorece o engajamento e a construção de aprendizagens significativas.

Por fim, essa abordagem possibilita o desenvolvimento de diferentes habilidades: cognitivas, relacionadas aos conteúdos das áreas; técnicas, ligadas ao saber fazer; e socioemocionais, como colaboração, autonomia e resiliência.

Agora, com um conhecimento básico sobre o assunto, irei buscar aprofundamento teórico por meio das leituras indicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre linhas, infâncias e percursos: encerrando mais um capítulo

  Enquanto a tela exibe o blog, o olhar se perde para além do artefato, atravessando corredores, caminhos e paisagens. Talvez seja exatament...