segunda-feira, 4 de maio de 2026

Aprender além da presença



 Mesmo não estando presente fisicamente na aula de hoje, vivi uma experiência significativa de Mesmo não estando presente fisicamente na aula de hoje, vivi uma experiência significativa de aprendizagem. Algo que me chamou bastante atenção foi a relevância do blog enquanto nosso portfólio diário de registros. Ele se mostrou ainda mais potente, pois, mesmo à distância, consegui acompanhar algumas atividades e reflexões por meio dessa ferramenta digital.

Nesse espaço de estudos, tive contato com a Teoria do Flow, que estabelece uma relação entre o nível de desafio proposto e as habilidades do estudante. Quando há desequilíbrio, podem surgir sentimentos como tédio ou ansiedade. Essa reflexão dialogou diretamente com a atividade anterior, em que fomos convidados a criar um protótipo de interface digital. No início, a proposta gerou certa ansiedade, por se tratar de algo desconhecido e, aparentemente, além das minhas habilidades naquele momento. No entanto, a mediação dos colegas responsáveis pelo PBL foi essencial para transformar a experiência em algo instigante e possível. Aos poucos, o que antes causava insegurança tornou-se envolvente, e consegui concluir a atividade com entusiasmo.

Aproveitando esse momento fora da sala de aula, também explorei alguns materiais disponíveis no blog. Assisti ao vídeo “Interface”, de Daniel Furtado, que me ajudou a compreender a interface como uma ponte de comunicação entre o usuário e uma ferramenta, especialmente no contexto das tecnologias digitais. Além disso, conheci reflexões sobre interatividade na educação a partir de um vídeo do sociólogo Marco Silva, que apresenta a ideia de docência interativa. Nessa perspectiva, há uma maior aproximação entre professor e aluno, fortalecendo vínculos afetivos e promovendo uma construção colaborativa do conhecimento.

Essa experiência reforça como o aprendizado pode acontecer de diferentes formas e em diversos espaços, especialmente quando contamos com ferramentas que ampliam nossas possibilidades de participação e reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre linhas, infâncias e percursos: encerrando mais um capítulo

  Enquanto a tela exibe o blog, o olhar se perde para além do artefato, atravessando corredores, caminhos e paisagens. Talvez seja exatament...