segunda-feira, 11 de maio de 2026

Planejamento, tecnologia e aprendizagem: provocações do PBL 9

 



No PBL 9, o centro do problema é a construção de um planejamento / plano de aula com incorporação de tecnologias digitais, intencionalidade pedagógica e objetivos definidos. 

Enquanto professora com experiência na  Educação Básica, deparei-me com um desafio: como planejar para uma disciplina do Ensino Superior?

Como os desafios são postos para serem superados, lá vamos nós…

Plano de aula

Disciplina: Saberes e didática do Ensino de Língua Portuguesa 

Tema: Oralidade e escrita 

Tempo: 120m

Objetivo: compreender as concepções e interrelações  das linguagem oral e escrita e as implicações na prática pédagógica.  

Metodologia: 

Etapa inicial: Solicitar a leitura antecipada do material, sugerindo anotação de ideias principais e destaque de conceitos importantes.

Leitura do artigo Oralidade e escrita- Luiz Antônio Marcuschi (1997) 

Material complementar: https://youtu.be/XOzoVHyiDew?si=EmQ4amMb2VOJYJcq 

1º Momento: Solicitar que cada estudante registre uma reflexão ou uma citação comentada do texto utilizando o padlet; 

Instigar a turma para comentar na postagens dos colegas, dialogando, argumentando, interagindo. 

2º Momento: Dividir a sala em dois grupos para construção coletiva  e apresentação de mapa conceitual.

Grupo 01:  Práticas de oralidade;

Grupo 02: Práticas de escrita;

Avaliação: A avaliação será realizada por meio da elaboração de um mapa conceitual, no qual os estudantes deverão organizar e relacionar as principais ideias discutidas a partir dos textos, vídeo e atividades realizadas. 


Confesso que ao adentrar no mundo da pesquisa, o objetivo principal nunca foi a docência o ensino superior, talvez por pensar somente na bolha a qual sentir-me envolvida na maior parte da minha jornada profissional, sempre pensei: — A Educação Infantil é onde reconheço-me, é o que sei fazer de melhor! 

O interesse e dedicação pela primeira etapa da educação básica continuam vivos, no entanto, ainda nos primeiros passos do Estágio em Docência no Ensino Superior, compreendo que esse também é um espaço em que posso contribuir. Sigo adentrando nesse mar de conhecimentos, tentando pensar fora da caixa e explorar todos os mundos que forem surgido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre linhas, infâncias e percursos: encerrando mais um capítulo

  Enquanto a tela exibe o blog, o olhar se perde para além do artefato, atravessando corredores, caminhos e paisagens. Talvez seja exatament...